quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bule Lusitânia


Como o blogue Moderna Uma Outra Nem Tanto celebra esta semana o seu primeiro aniversário, resolvi oferecer-lhes uma singela "prenda": apresentar aqui este bule Lusitânia, que fez parte de um tête-à-tête em estilo Déco igual ao que o MUONT publicou há meses, embora a decoração seja diferente.

O tête-à-tête  da coleção MUONT

Na altura, em comentário, falei-lhes do meu bule e eles sugeriram que o mostrasse aqui. Achei esta uma boa ocasião.
 Como lhes disse na altura, o conjunto deve ter sido fabricado nos finais dos anos 40,  já que foi prenda de casamento dos meus pais e eles casaram-se logo no início de 1950.


Ainda me lembro de o tabuleiro redondo e as chávenas andarem lá por casa, mas quando vi que só restava o bule, com estas belas linhas Art Déco, resolvi pô-lo a salvo :). As riscas estavam muito em voga nessa época e eu desconfio que a escolha do conjunto com riscas verdes  se deve ao facto de o meu pai ser desde sempre um sofredor do Sporting... ;)


A marca está muito pouco visível, mas consegue-se identificar bem como uma das marcas da Fábrica Lusitânia, da unidade instalada em Coimbra por volta de 1930.
E já agora, um extra para quem gosta de peças Déco e modernistas, como é o caso dos autores do blogue aniversariante: um açucareiro Vista Alegre com a marca de 1947-1968.


Nunca vi outras peças deste formato, mas sendo um açucareiro, haveria as restantes loiças do serviço, a branco ou decoradas.


Que estes amigos AM-JMV celebrem o aniversário do seu blogue  por muitos anos!!!

Por coincidência, na semana seguinte a este post, numa exposição sobre a porcelana Vista Alegre patente no Museu da Chapelaria em S. João da Madeira, fotografei peças de um serviço VA no modelo do meu açucareiro.


Como se pode ver no açucareiro, em termos de formato, só as asas são diferentes.
Penso até que este modelo está em exposição no Museu da Vista Alegre, mas com a diferença nas asas e na decoração, nunca tinha detetado afinidade com a minha peça.

4 comentários:

  1. Hoje de manhã, bem cedo quis deixar-lhe aqui um comentário, mas perdi-o e com o tempo contadinho, que remédio tive eu senão desligar o computador, meter os pés a caminho e aguardar pacientemente pelo fim da tarde para o fazer.
    Não lhe ia dizer nada de relevante pois os meus conhecimentos nestas matérias são parcos, mas, comentar os seus posts, é sempre uma oportunidade de lhe agradecer a partilha dos seus conhecimentos e claro está, dar dois dedos de conversa :)
    Quanto ao bule, já conhecia o modelo, que se encontra com uma certa facilidade. Anda um à venda, da fábrica de Sacavém, num azul escuro e decorado com florinhas douradas, que acho muito bonito. O modelo do açucareiro é-me completamente desconhecido. São linhas bastante ousadas para a época e que rompem com todo o gosto clássico da VA. Como seriam as chávenas?
    Beijos e bom resto de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que apareceu aqui para a conversa, Maria Paula, a sua visita é sempre agradável.
      É verdade que este tipo de bule vai aparecendo, mas sobretudo um modelo parecido de Sacavém. O que eu nunca vi à venda foi um conjunto completo e eu acho que só a presença do tabuleiro me faria perder a cabeça. :)
      Quanto ao açucareiro, também nunca vi mais nenhum, nem as restantes peças correspondentes. Mas encontram~se algumas peças VA em estilo Déco e modernistas.
      Obrigada pela visita. Beijos

      Eliminar
  2. Cara Maria,

    Obrigado pela prendinha, que de pequena pouco tem. Ficámos muito sensibilizados e adorámos conhecer, finalmente, a variante sportinguista, bem elegante. Quanto ao açucareiro, já tardio, é uma variante de um serviço editado em França pela Robj, nos anos 20. Só as "orelhas" são diferentes e nada têm a ver com o modelo original que, por sinal, a VA também editou. Mas que as ditas orelhas são divertidas, lá isso são.
    Beijinhos e até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá AM-JMV
      Sempre muito bem informados sobre a produção nacional e europeia deste período!
      Já fui ver na internet os exemplares da Robj e o modelo é mesmo este. Só as asas, que realmente aqui parecem umas orelhas :), são mais bonitas nas peças francesas.
      Da Vista Alegre é que não consegui encontrar mais nada.
      Beijos

      Eliminar