segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um trio Wedgwood Etruria - A Wedgwood Etruria trio




Este trio que hoje trouxe para o chá  para participar nos eventos Tea Cup Tuesday, Tea Time Tuesday e Tuesday Cuppa Tea, é de porcelana Wedgwood, nome  mundialmente conhecido no fabrico de loiça, talvez o mais conhecido em Portugal quando se trata de loiça inglesa. No entanto, este nome não é garantia de que o artigo tenha sido fabricado na fábrica de Etruria, fundada há cerca de 230 anos por Josiah Wedgwood I (1730-1795).
Efetivamente, há uma outra firma, a Wedgwood & Cº, que por vezes beneficia do prestígio alcançado pela sua homónima, pelo menos entre os vendedores e compradores portugueses. Eu própria, já há muitos anos, comprei um jarro e bacia Wedgwood & Cº, empresa fundada por Enoch Wedgwood em 1860, pensando tratar-se da Wedgwood original com sede em Etruria.

Retrato de Josiah Wedgwood por Sir Joshua Reynolds, P.R.A.
(Museu Wedgwood)

Este é o Wedgwood que conseguiu reproduzir em cerâmica, o chamado Portland Vase com uma perfeição que mereceu o louvor de Sir Joshua Reynolds, à data o primeiro Presidente da Royal Academy.
O famoso jarrão Portland, ou Barberini, foi um achado romano, em vidro camafeu, trazido para Inglaterra pelo Embaixador Inglês em Nápoles, de quem Josiah Wedgwood era amigo.
O que é curioso é que os achados romanos que chegavam a Inglaterra naquela época eram tidos como etruscos, daí  ter este fabricante dado o nome de Etruria  à grande propriedade perto de Hanley, nas Potteries de Staffordshire, onde fundou a sua nova  fábrica em 1769.

Portland Vase, Museu Britânico

Com o jarrão Portland, Josiah Wedgwood conseguiu o triunfo do jasperware (loiça de jaspe), a pasta cerâmica com aspeto de biscuit e com figuras clássicas em relevo, a branco, inventada por ele e fabricada até hoje e que se identifica em todo o mundo com o nome Wedgwood (embora tenha havido outros fabricantes.)
Como reconhecimento dessa identificação e popularidade, a firma Wedgwood, a partir de 1878, inclui o desenho do jarrão Portland nas suas marcas de porcelana, como é o caso desta.




O facto de ali estar presente a palavra England significa que as peças são posteriores a 1890  e anteriores a 1908, ano em que se generalizou na Wedgwood o uso de Made in England . Estava convencida que a letra S, que se vê por baixo do número de padrão, correspondia a um ano (1916) de acordo com uma tabela que tenho num livro de marcas, mas afinal essas letras da tabela foram usadas gravadas na pasta, o que não é o caso.
Para além da marca de fabrico, vê-se também o nome do retalhista de Londres, James Green & Nephew, algo que acontecia muito nesta época, tanto em Inglaterra como em Portugal, como já aqui referi num post recente.

O pano de tabuleiro foi bordado pela minha mãe, depois de riscado numa fábrica de bordados da Ilha Terceira, Açores
Falando agora mais especificamente do meu trio para o chá, foram peças adquiridas por duas vezes e com bastante intervalo de tempo. Encontrei o pires e o prato de bolo na feira de velharias de Coimbra, sem chávena, mas fiquei encantada com a decoração e também com o facto de serem peças de qualidade Wedgwood.
A vendedora disse-me que já tinha vendido outras peças do mesmo serviço, mas que agora só lhe restavam os dois pratos, embora soubesse que tinha em casa uma chávena... sem asa. Mesmo assim fiquei com os pratos à espera que ela me trouxesse a chávena, o que demorou mais de um ano para acontecer, quando eu já não acreditava que ela existisse... Lá apareceu a chávena mas efetivamente não tinha asa e eu mandei fazer esse acrescento, que não tendo ficado uma perfeição, sobretudo no acabamento, devolveu a inteireza  à peça.

O chá acompanhado com bolo de côco e as últimas camélias do meu jardim

23 comentários:

  1. Oh Maria, how totally lovely Wedwood set! Wish I had something Wedgewood like that..but it's funny, but my antique Bavarian set of tea with teacups are so similar to this one. Thanks for the interesting information too. Have a wonderful week lovely friend.
    FABBY

    ResponderEliminar
  2. Hi Maria,
    Oh my, what a beautiful teacup trio! I love the green, white, and gold; stunning! You cannot go wrong with Wedgwood; always beautiful! The cake looks good and your mother's tray cloth is lovely. Such exquisite work! Thank you for sharing this gorgeous tea with us and have a lovely week.

    Blessings,
    Sandi

    ResponderEliminar
  3. I do love Wedgwood! That is such an elegant set! The cloth is beautiful. Thanks for sharing and linking to Tuesday Cuppa Tea! I am taking the next 2 weeks off my son & DIL will be hear from Utah, and who knows what we'll be doing! I'll be posting Tuesday Cuppa Tea for May 22nd.
    Ruth

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto, cheio de informação preciosa.
    Gostei especialmente da fotografia de topo com o bordado simetricamente colocado, muito bonito todo o conjunto.
    Bjs e bom feriado.
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      Muito obrigada pelo seu simpático comentário.
      Ainda bem que o que aqui escrevo é considerado de alguma utilidade já que a minha intenção é também essa.
      Espero que tenha tido um agradável dia de descanso e desejo-lhe um bom resto de semana.
      Beijos

      Eliminar
  5. Oh I love this trio Maria! The pattern is very beautiful and I love that shape with the angular handle. Wedgwood is an old time favorite in my family. Here in the US it is very high quality china. Thank you so much for sharing it with us.
    Hugs,
    Terri

    ResponderEliminar
  6. Thank you so much for your valuable information about Wedgwood. Your teacup trio is very elegant and beautiful.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Sweet Pea,
      You're very welcome in my blog and I'm glad you enjoyed this post.
      Have a lovely week.

      Eliminar
  7. Ese trio es precioso y tus camelias ...me encantan esas flores pero no consigo que crezcan en mi jardín
    Un Beso

    ResponderEliminar
  8. Hi: That is an amazing piece of Wedgewood! So beautiful. Thank you so much for sharing it with us. Blessings, Martha

    ResponderEliminar
  9. Lindo trio, e um excelente post, com muitas informações e bastante didático, o que eu acho excelente, pois foge do lugar comum de apenas exibir nossas posses.
    Eu adoro isso, quando conseguimos aos poucos completar jogos ou pequenos conjuntos! Eu tenho um jogo de bolo, chá e café que foi uma das minhas primeiras aquisições quando entrei nesta "doença", mas estavam faltando 2 pires de chá, e os pratinhos para bolo. Os pires, exatamente 2, achei mais de 1 ano depois, numa feirinha em outra cidade, e os pratos de bolo, mais de 2 anos depois, em um brechó.
    abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fábio,
      É sempre um prazer vê-lo por aqui, com as suas palavras tão simpáticas.
      O que diz em relação à informação que aqui partilho, foi o que também sempre encontrei no seu blogue e no seu site, não só sobre porcelana brasileira mas sobre muita produção europeia, nomeadamente sobre marcas e padrões ingleses.
      Quanto à sorte que por vezes temos de conseguir completar conjuntos, também tem a ver com muita persistência e muito deambular por feiras e lojas de velharias...
      Já vi no seu segundo comentário que adora esta combinação de verde e dourado, a par do gosto pelos azuis. Eu à partida vou mais pelos azuis mas cada peça vale por si e às vezes encontram-se coisas lindas noutros tons, como é o caso destas.
      Um abraço

      Eliminar
  10. Eu que escrevi, escrevi e escrevi sobre este seu post e afinal ... desapareceu o comentário!!!!
    Não posso acreditar!
    Creio que deve ter sido a primeira vez que tal me sucedeu, e faz-me ficar "piurço"... (risos para o amarelado)
    Tinha-lhe escrito sobre a beleza das suas peças, que tornam qualquer mesa opulenta, pela feliz combinação de cores que ostentam, o que não é para admirar, sendo elas provenientes de onde são!
    E depois dedicava-me a tecer considerações sobre o "Portland Vase", uma peça mítica para mim, e que nunca me irei cansar de admirar, assim me seja dada mais vezes essa oportunidade.
    Falava sobre a proveniência deste vaso fantástico, que pertenceu a famosas coleções antigas, romanas, das suas desgraças, que não foram poucas (hoje, pela 2ª ou 3ª vez, apresenta-se novamente restaurado, depois de ter sido esmigalhado no passado).
    Terminava com considerações sobre a minha paixão pelo "jasperware", uma das técnicas resultantes dos quatro anos de tentativas levadas a cabo por Josiah Wedgwood para construir uma réplica do "vaso Portland", o que, finalmente, veio a conseguir de forma satisfatória, ainda que, para quem conheça o original, não tão bela.
    Impossível conseguir, através da cerâmica, o que foi feito a partir da técnica de camefeu aplicada ao vidro! O brilho, a transparência e a delicadeza de nuances são inimitáveis, creio eu, que vi o original.
    De tal forma fiquei encantado com este tipo de trabalho que acabei por adquirir uma peça em "jasperware", em forma de pequeno templete, marcada Wedgwood, se bem que com a tampa partida e colada (tão mau trabalho alguma "profissional" tinha feito, que o trabalho de restauro estava feito numa amálgama de pintadelas infelizes, que tornavam o original irreconhecível! Fui obrigado a descolar através de calor e humidade, retirar toda a pintura com acetona, e colar a tampa novamente, "tout court", pelo menos ficou uma peça aceitável, em vez de um triste simulacro de nada).
    A minha paixão pela técnica de camafeu fez-me adquirir um par de jarras produzidas nos anos 20, quiçá em França (foi o que me disse a anterior dona), e cujos desenhos parecem basear-se na obra "Alice no País da Maravilhas".
    São admiráveis no seu virtuosismo, delicadeza e beleza de pormenor.
    Tudo isto lhe tinha escrito anteriormente, só que num arrazoado muito maior ... paciência, tenho que me habituar a estas infelicidades, prendas da Google
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel, também fico irritadíssima quando isso me acontece, sobretudo porque geralmente acontece quando escrevemos mais, mas felizmente já há muito tempo que não perco comentários. Não uso o processo do Fábio, mas quando vejo que tenho muito para dizer escrevo primeiro no Word e guardo. Depois é só copiar e assim não perco nada.
      Agora fiquei cheia de pena de ter perdido a leitura do seu "arrazoado".
      Depois de ler o seu comentário resolvi acrescentar ao post uma imagem do Portland Vase, achei que estava a fazer falta. E sabe que hesitei em traduzir para português o termo "cameo glass", pensei que não se chamaria por cá vidro camafeu, mas afinal parece que também se usa o termo.
      Quanto ao "jasperware", durante muito tempo era o único tipo de loiça que ligava a Wedgwood e comprei na altura uma taça a azul com muitas figuras clássicas e árvores a toda a volta, muito bonita, mas é recente, já tem o "Made in England". Em "jasper" nunca mais voltei a comprar nada, só uma ou outra peça para oferecer.
      Eu gosto muito desses vidros com a técnica do camafeu (assim como gosto dos camafeus em concha) mas vêem-se pouco, à venda, e são geralmente caríssimos...
      Um abraço

      Eliminar
    2. Quando vim aqui, posteriormente, tinha reparado que havia algo a mais e ... eram mesmo as fotos do Portland Vase!!! Fantástico. Obrigado pela prenda, que nunca é demais.
      Sabe que, na parte inferior, e crê-se que por uma questão que se prendeu com a fragilidade da peça, por altura do seu fabrico (julga-se que esta se deve ter partido por qualquer razão técnica), foi adicionado um outro pedaço de vidro proveniente de uma outra peça, e igualmente produzido com a mesma técnica de camafeu.
      Já utilizei o método do Fábio, fiz desaparecer o comentário de propósito, e lá veio ele de novo!!! Sempre atencioso e uma ajuda preciosa!
      Até hoje nunca precisei deste artifício, limitava-me a andar sobre o arame, sem qualquer rede ... até que ... caí! rs
      Obrigado pela dica, Fábio, e pela imagem com tanta beleza, Maria Andrade
      Manel

      Eliminar
  11. Oi Manel,
    Que pena que seu comentário original se perdeu. Tenho certeza que deveria ser muito rico e delicioso de ler, como sempre. Infelizmente isto não é tão incomum no blogger, e por isso mesmo, que eu à medida em que vou escrevendo, de tanto e tanto uso CTRL+A, seguido de CTRL+X, e CTRL+V, apenas para copiar o que já escrevi na área de transferência do computador, como uma forma de garantia. Faço o mesmo logo antes de clicar em [Publicar], pois é sempre aí que os problemas maiores acontecem.
    E para complementar meu comentário anterior, esqueci justamente de dizer que eu ADORO decorações em verde em ouro, não sei se é um patriotismo disfarçado (rs), ou se é apenas mesmo pelo fato de realmente achar a combinação linda, tanto que na parte da sala de jantar, eu coloquei todas as minhas peças com esta combinação de cores. Acho ao mesmo tempo sereno e estimulante, até mesmo refrescante. Enfim, me faz feliz. AMO azul e branco, e azul/ouro e branco, mas me leva mais para a introspecção.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Maria Andrade.
    Andei um pouco arredado destas lides, contudo hoje já pus muita coisa em dia. O que eu aprendo a ver e a ler os seus comentários, obrigado.
    Cumprimentos.
    JP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Pereira,
      Não tem nada que agradecer, o que faço aqui dá-me muito prazer!
      Adoro escrever ... e falar :) sobre estas coisas que me apaixonam e só tenho que me regozijar por encontrar aqui tantas pessoas que comungam dos mesmos gostos.
      Apareça sempre.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Greetings Maria... What a lovely wedge wood trio you have found... I love the brilliance of this green design...It was definitely worth waiting for... That sweet handle is indeed unique...

    Your posts are always so informative and learn so much...Thank You for sharing this Wedgewood history....Hugs

    ResponderEliminar
  14. Bem, chego sempre atrasado aos seus chás das terças-feiras, que começam a ser um pouco como aqueles salões parisienses do passado, onde damas da sociedade recebiam escritores, músicos e filosófos e se discutia um pouco de tudo ou de nada.

    Apreciei muito a explicação clara e simples acerca das duas fábricas Wedgwood. Aos poucos a maria Andrade vai compilando em português no blog muita informação que só esta disponível em inglês, o que é muito útil aos coleccionadores de médio calibre como nós.

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chega sempre a tempo, não se preocupe...
      Bem, Luis, nunca me imaginaria como anfitriã de um desses salões parisienses, mas é verdade que acaba por haver nos nossos blogues uma saudável partilha de gostos e de interesses por vários assuntos.
      Embora possa parecer presunção, também acho que a utilidade destes posts é tornar acessível muita informação em inglês a que tenho tido acesso, graças ao meu gosto por estas coisas e à familiaridade com a língua.
      Tenha um bom fim de semana.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Iníciei uma busca para perceber o que tenho arrumado no armário há décadas, um serviço Wedgwood ao qual nunca liguei grande importância mas que por ser tão belo, preservei com cuidado. Este seu blog tão interessante foi um indicador que confirmou a idade centenária destas peças. Estou-lhe grata. Começo a aprender. Será possível orientar-me em relação a sites onde poderei conhecer o valor monetário destas peças?
      Continuarei a vir a este blog, fiquei surpreendida por conhecer apaixonados por estas peças e outras.
      um abraço grato!
      Stella

      Eliminar
    3. Cara Stella,
      Fiquei muito satisfeita por saber que o meu blogue lhe foi útil para ficar mais esclarecida sobre as suas preciosidades Wedgwood. Ainda bem que tem cuidado bem delas.
      Penso que bons sítios para saber o valor das suas peças são o eBay, o Trocadero ou o Rubylane, e encontra qualquer deles facilmente se escrever estes nomes na barra de pesquisa do GOOGLE. Depois é só procurar por pottery-porcelain e/ou Wedgwood.
      Apareça sempre.
      Um abraço

      Eliminar