quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mais dois pratos de Gaia com casario

A colecionadora que me tem amavelmente facultado acesso fotográfico às suas peças de faiança, enviou-me recentemente fotografias de dois pratos com uma decoração normalmente atribuída à Fábrica da Bandeira mas que ela identifica como Fervença.

Já aqui referi num post de Janeiro, como estas duas unidades cerâmicas estiveram geográfica e temporalmente próximas, ambas a laborar em Vila Nova de Gaia durante o século XIX. e como é difícil distinguir a sua produção  não marcada.

Estes exemplares formam um par muito harmonioso, não só pela coincidência da paleta cromática, mas também pelo tipo de cercadura floral e pela temática central do casario.
São muito semelhantes aos dois que se seguem e que já mostrei aqui em Fevereiro, mas é sempre interessante compará-los nos pormenores dos edifícios e da restante decoração.
Por exemplo, o segundo e o terceiro pratos apresentam o mesmo casario, mas parece diferente por estar pintado de outra forma e com outras cores. Já o arvoredo é muito semelhante em três dos pratos mas difere no segundo.


 Para além das semelhanças mais notórias, há uns desenhos curvos a vinoso, a sugerir vegetação, que são comuns a três deles.
Muito provavelmente saíram da mesma oficina ou unidade fabril e tendo eu recentemente folheado o catálogo de 2005,  "Meninos Gordos, contar uma história através da faiança", coordenado por Isabel Maria Fernandes do Museu de Alberto Sampaio,  atrever-me-ia a dizer que saíram todos da Fábrica da Bandeira.
Efetivamente, nesse catálogo, sempre que nos pratos dos Meninos Gordos aparece este tipo de cercadura, as mesmas flores e folhas, em alguns também a vegetação representada com as curvas a vinoso sobre fundo amarelado ou verde, eles são atribuídos à Fábrica da Bandeira.

A disponibilização de boas fotografias por parte da possuidora destas peças permite-me ir mantendo este blogue com alguma regularidade, mesmo quando tenho pouco tempo para fotografar exemplares meus, e por isso, mais uma vez, aqui lhe deixo o meu agradecimento.

8 comentários:

  1. Realmente preciosos,me gustan mucho los platos de cerámica y tengo una colección de distintos lugares que he visitado
    Esos que muestras hoy son maravillosos
    Un Abrazo

    ResponderEliminar
  2. Ola Maria Andrade!!

    Lindissimos! O segundo é muito bonito!

    Não sei muito sobre estas loiças, por isso aproveito imenso a informação que a Maria e o Luis publicam =)


    Abraços

    Flávio Teixeira

    ResponderEliminar
  3. Olá Princesa Nadie,
    Muito obrigada pela visita.
    Estes pratos, com mais de 100 anos, são verdadeiras belezas da faiança portuguesa; assim coloridos são muito alegres e decorativos.
    Ainda bem que aprecias este tipo de faianças.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Flávio,
    A verdade é que aos poucos vai-se conseguindo identificar estas faianças, sobretudo graças às cores e às cercaduras.
    São peças valiosas pela antiguidade, mas também muito bonitas e decorativas pelas cores vivas e desenhos ingénuos.
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria
    Peças bonitas e,principalmente, decorativas pelas suas cores e desenhos ingénuos, como tão bem afirma na sua caracterização. Um dos meus temas futuros será o estudo das cercaduras da nossa faiança que talvez nos ajudem a caracterizar e definir algumas fábricas. Quem sabe?!
    Abraços
    if

    ResponderEliminar
  6. Cara If,
    Gostei muito de a ver por aqui de novo.
    Também fiquei muito satisfeita por aqui deixar expressa a sua intenção de se dedicar ao estudo das cercaduras nos pratos de faiança.
    Será um trabalho muito interessante e que está a fazer falta para se conseguir identificar com mais certeza alguns fabricos.
    Espero, sinceramente, que essa ideia se concretize e que vá dando notícias.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Ando mesmo atrasado a seguir os meus blogs preferidos, mas as férias dão sempre nisto, pois nem sequer levei o meu computador pessoal comigo.

    Os pratos são espantosos no seu colorido popular e seria esplêndido se a If se dedicasse às cercaduras dos pratos dos pratos portugueses. Eu seria o primeiro a comprar o livro.

    Eu também tenderia a achar que os pratos seriam Bandeira, mas sei que a coleccionadora em causa tem um saber grande sobre faiança e por isso acato o parecer, mas, mais uma vez fico cheio de dúvidas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Olá Luís,
    Que bom vê-lo por aqui de novo!
    Sabe que a colecionadora destes pratos acabou por me confessar por e-mail que se tinha enganado na atribuição a Fervença e concorada comigo - e pelos vistos também consigo - que serão Bandeira.
    Acho que já vamos conseguindo ter algumas certezas sempre que aparecem estas cercaduras.
    Mas um trabalho bem a fundo da If seria um ganho espantoso para todos nós...
    Temos que esperar, mas estou convencida que irá àvante...
    Um abraço

    ResponderEliminar