domingo, 26 de setembro de 2010

Prato com putto da Fábrica Frankenthal


Comprei este prato na feira de velharias em Aveiro por 10€.
 Apesar da esbeiçadela, pareceu-me logo muito bom, pela decoração - as pequenas flores e o putto - que me sugeria o final do séc. XVIII. No entanto,  ao ver a marca a azul, um CT coroado, tal como o N coroado (Nápoles e outras) ou o D coroado (Dresden) pensei tratar-se de uma fábrica alemã do séc. XIX.
 Ao chegar a casa, recorri à minha pequena bíblia das marcas, Pottery & Porcelain Marks, de Gordon Lang, e descobri que é a marca da Frankenthal, uma das mais prestigiadas manufacturas de porcelana alemãs do séc. XVIII. Foi uma excitação!

A Porzellanmanufaktur Frankenthal laborou apenas durante 44 anos (1756-1800)  mas criou nesse período maravilhosos grupos escultóricos que rivalizavam com as sofisticadas figuras de Meissen.
A fábrica foi iniciada por Paul Hannong, que tinha possuído uma manufactura de porcelana em Estrasburgo, onde foi um dos primeiros, em França, a utilizar a fórmula da porcelana, mas foi impedido de aí continuar devido à protecção real dada por Luís XV à produção de Vincennes, mais tarde transferida para Sèvres. Hannong mudou-se para Frankenthal em 1755, depois de ter obtido a protecção do Eleitor da Baviera, Carl Theodor, para aí exercer a sua actividade. São deste último as iniciais que aparecem na marca a partir de 1762. Entre 1770 e 1788, aparece para além da marca uma numeração com dois dígitos, correspondente ao ano de produção. Assim, no meu prato aparece o nº 80, junto à orla da base, o que significa que foi fabricado em 1780.
Depois de todas estas emocionantes descobertas, fui procurar na internet outros pratos Frankenthal e ...Hellas!... apareceu-me um igual ao meu, com o putto sentado. Tem a mesma marca e o nº 81, portanto foi produzido um ano depois do meu.
Estava à venda pela módica quantia de $999 !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário